sábado, 27 de junho de 2009

Qual a sua temperatura??

Você se descreveria como uma pessoa totalmente apaixonada por Jesus Cristo? Ou será que as palavras “descomprometido” e “morno” e a expressão “parcialmente comprometido” são mais adequadas para qualificar sua vida espiritual?

Existem atualmente três grupos de cristãos: mornos, frios e quentes. Jesus é bem claro ao dizer que preferia que fossem frio ou quente, ou seja, não existe meio termo, quando se trata de vida eterna.
"Assim, por que és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca". Apoc. 3:16.

Pessoas mornas freqüentam a igreja com regularidade. É isso que se espera delas, pois é o que se acredita ser o comportamento dos “bons cristãos”. Por isso, vão sempre aos cultos.

O morno é uma mistura do quente com frio. Você já tomou água morna pela manhã? Deu vontade de vomitar? Pois é, água morna provoca enjôo, dá ânsias de vômito. É assim que Deus se sente com o grupo dos mornos. "Pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu. Apoc. 3 17.

O morno não sente dependência de Deus. Ele não tem humildade suficiente para reconhecer que é um coitado e nem enxerga sua própria condição espiritual para buscar a justiça de Cristo de que tanto necessita para sua salvação. Pois salvação é uma troca: nossas injustiças pela justiça de Jesus!

A pessoa morna é aquela que tenta fazer tudo certinho por motivos errados ou equivocados. Exteriormente parece ser muito correta, mas não busca conhecer Jesus e ter um relacionamento íntimo e dependência constante dEle.

O Senhor diz: “Esse povo se aproxima de mim com a boca e me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. A adoração que me prestam é feita só de regras ensinadas por homens”. ISAÍAS 29.13.

Por que os falsos crentes são piores do que os incrédulos?
Apocalipse 3:15 e 16 - Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.

“Cristãos meio convertidos são piores do que os infiéis, pois suas palavras enganosas e posição evasiva levam muitos a errar o caminho. Os infiéis revelam suas cores. O cristão morno engana ambas as partes. Não é um bom mundano nem um bom cristão.” – Our High Calling, pág. 348.

O CRISTÃO MORNO TEM SENSO DE VALORES INVERTIDO
Para eles o que mais importa é ter as riquezas que para os laodicenses eram tão importantes. Em matéria das riquezas eternas, celestiais, as recomendadas por Jesus em Mateus 6:19 e 20, são palpérrimos. São pobres nos valores materiais e nem se apercebem! Para os mornos ganhar dinheiro, granjear vantagens, é o que mais importa. Têm o senso de valores invertido.

O CRISTÃO MORNO DEIXA JESUS DE FORA DO SEU COTIDIANO
O versículo que tanto mencionamos nos apelos aos pecadores na verdade é um apelo a cristãos mornos. São aqueles que costumeiramente distinguem “vida secular” de “vida espiritual”. Vida espiritual, para eles, é o domingo - o assistir culto. Vida secular, tudo o mais. Esse “tudo o mais” não conta com a presença e governo de Jesus. Daí o apelo: eis que estou à porta e bato... Em Lucas 14:27, Jesus afirma: “quem não leva a sua cruz e não me segue, não pode ser meu discípulo”. O cristão morno deixa a cruz arquivada no templo!!! Recusa-se a carregá-la no dia a dia.
O CRISTÃO MORNO NÃO É CRISTÃO
Ele é, no máximo, uma caricatura de cristão. Ele não trabalha no Reino, logo não adquire as riquezas espirituais (o ouro refinado no fogo). Ele não vive em santidade (não tem as roupas brancas características dos salvos - vd Ap 6:11). Não têm luz, visão, olhos de fé, discernimento espiritual (precisam do colírio de Jesus!!!). Por isso Jesus sentencia: vomitar-te-ei!!!

Até um pouco antes de Jesus voltar, prevalecerá essa condição espiritual de mornidão. São crentes superficiais, que procuram fazer o que é correto a fim de obter justiça pelas obras.

Poderíamos até classificar os mornos como religiosos. Estão na Igreja pontualmente todos os Sábados é até participam dos programas da igreja. Mas não mantêm comunhão com Deus durante a semana e nem estudam a Sua palavra. Se alimentam uma única vez no Sábado e o resto da semana passam fome.

Mas quando Jesus voltar, haverá apenas dois grupos: os quentes e os frios. Não haverá mornos, pois estes antes de Jesus voltar se tornarão ou quentes ou frios.
"Não haverá recompensa morna para os mornos. Não haverá lago de fogo morno para os mornos. "Não haverá Céu morno para os mornos". Como Conhecer a Deus - Morris L. Venden, p. 149.
"Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas". Apoc. 3: 18.
O ouro representa a fé e o amor. As vestiduras brancas representam a justiça de Cristo.

O Espírito Santo é fundamental na nossa salvação. Sem Ele não percebemos a nossa condição espiritual, a necessidade de mudanças em nossa vida, os nossos defeitos de caráter, a necessidade de abandonar os nossos pecados, a dependência de Jesus!
"Um dos principais motivos por que as pessoas não passam tempo contemplando a Cristo e mantendo comunhão com Ele é que ainda estão procurando obter a salvação por seus próprios esforços". Meditações Matinais, p. 103, 1981.

Em que grupo você deseja estar quando Jesus voltar? No grupo dos quentes que receberão o galardão eterno ou no grupo dos frios que receberão o castigo eterno?

Nenhum comentário:

Postar um comentário